Quinta-feira dia 13, no espaço Maldatesta no Porto, teremos uma conversa sobre a industrialização do lítio – nomeadamente os projectos relacionados com a mineração em solo ibérico – e a projecção do documentário “Ophir” acerca da independência da ilha de Bougainville, resultante de uma longa e sangrenta luta contra a mina de Panguna e a colonização por parte da Austrália e da Papua Nova Guiné.

Haverá jantar, vegano e a preço livre.

 

Colonizar. Tomar terra, cultura, história, mentes e corpos. Descolonizar. Tomar de volta o que foi tirado. Revolução. Construir um novo futuro livre da bagagem violenta da história.

Ophir conta a história de uma extraordinária revolução pela vida, terra e cultura, levando à potencial criação da mais nova nação do mundo em Bougainville, Papua Nova Guiné.

Uma ode poética mas dramática à sede indelével de um povo pela liberdade, cultura e soberania; o filme lança luz sobre o maior conflito do Pacífico desde a Segunda Guerra Mundial, revelando as correntes visíveis e invisíveis da colonização e os seus ciclos duradouros de guerra física e psicológica.

Para quem não pode ir ao Porto ou não gosta de esperar, pode visualizar o documentário em questão aqui.

Outros documentários sobre a ilha:
The Coconut Revolution
Blood and Treasure

Livraria e Espaço Maldatesta: Rua s. Roque da Lameira 2236, Porto
(metro Estádio do Dragão)