CLICAR PARA ACEDER AO EVENTO NO FACEBOOK

A freguesia de Salto localiza-se no concelho de Montalegre e insere-se no denominado planalto barrosão. Toda esta região foi classificada em 2018 como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (GIAHS) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Essa honrosa aclamação deveu-se ao facto de as actividades agro-silvo-pastoris preservarem práticas ancestrais de trabalho agrícola e maneio pecuário. Anteriormente, em 2009, foi-lhe atribuída outra distinta classificação: Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (UNESCO), devido à excelência e preservação dos seus valores naturais, culturais e à qualidade dos seus produtos, numa relação de perfeita simbiose entre o homem e a natureza, onde convivem, lado a lado, as práticas ancestrais e as novas actividades ligadas ao turismo.

 

Esta freguesia transmontana é conhecida como o solar da raça barrosã, detendo cerca de 75% do efetivo desta raça autóctone no concelho de Montalegre, sendo uma das principais fontes de rendimento dos agricultores locais. A sua carne de superior qualidade está classificada como um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP) e tem sido galardoada com vários prémios a nível nacional, ao longo dos anos. Além da carne barrosã, nesta região, mais produtos DOP se destacam (Mel de Barroso, por exemplo), assim como outros distinguidos como Indicação Geográfica Protegida (IGP) – Presunto de Barroso, Cabrito de Barroso, Cordeiro de Barroso, entre outros.

Todavia, apesar dos reconhecimentos internacionais por parte da UNESCO e da FAO; das várias classificações dos seus produtos como DOP e IGP; dos vários prémios nacionais atribuídos aos seus produtos pela sua qualidade; da qualidade da sua água, da beleza das suas paisagens, da resiliência das suas gentes, tudo isso parece não ser suficiente para travar o apetite voraz das empresas mineradoras, que querem destruir esta região, com a cumplicidade da União Europeia, do governo central e das autarquias locais.

A freguesia de Salto tem um território com 77,89 km², 24 km² dos quais estão pedidos pela Minerália – Minas Geotecnia e Construções, Lda para uma concessão de exploração de volfrâmio, estanho e molibdénio, ficando os seus habitantes limitados nas práticas económicas, sociais, culturais e ambientais, dentro da área a explorar, sendo também impedidos de candidatar a área concedida aos subsídios agrícolas. Além deste pedido de contrato da Minerália, a freguesia de Salto está também abrangida pelo pedido “Viso”, solicitado pela Fortescue Metals Group Ltd, que abrange os concelhos de Montalegre, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Fafe e pelo futuro concurso internacional para o lítio, na área Barroso-Alvão.

Esta região encontra-se seriamente ameaçada. Os seus recursos naturais estão ameaçados, assim como o modo de vida e os modelos de subsistência das populações. Poderá estar em causa a extinção de actividades ancestrais sustentáveis, assim como de produtos endógenos de elevada qualidade.

Esta calamidade anunciada é extensiva à região envolvente e até a outras zonas do país.
Nas freguesias vizinhas de Alturas de Barroso e Cerdedo, Couto Dornelas e Covas do Barroso os problemas são idênticos. Para Cerdedo já foi assinado o contrato para a zona denominada “Capelo”. Em Couto Dornelas encontra-se já a operar a Mina de Lousas. Covas de Barroso é o epicentro da Mina do Barroso. Além disso, toda esta região se encontra repleta de pedidos de prospecção adicionais. Também para a freguesia de Morgade já foi assinado o contrato de exploração da mina do Romano, com previsão de entrega do EIA no mês de Agosto.

Por todas estas razões, preparamos esta Marcha de Protesto contra a mina da Borralha e todos os outros projectos vizinhos e convidamos todos a participarem, seja de tractor, de carro, ou em qualquer outro veículo. O encontro está marcado na freguesia de Salto, no Carvalhal do Esporão (entre Linharelhos e Lamalonga), no Domingo, 8 de Agosto, às 9h30. Seguir-se-á um percurso pela brecha Santa Helena (local a explorar) na Borralha até Salto, onde nos reuniremos em protesto. As nossas terras estão em risco de serem destruídas! Não iremos permitir!

 

 Local: Salto (Montalegre), com concentração no Carvalhal do Esporão (Coordenadas: 41,664043, -7,994311)
  Data: Domingo, 08 Agosto 2021
Hora: 9h30

Traga o seu tractor, carro ou mota e participe!