Lutas pelo Território – Roda de Conversa
18h | Liquidâmbar

Lutas pelo Território – do local ao internacional

Nas últimas décadas, o capitalismo extrativista tem acentuado as desigualdades socioeconómicas globais, fomentado a ascensão de forças antidemocráticas e provocado níveis de destruição ecológica irreversíveis.

A busca desenfreada por lucro é fundamentalmente anti-ecológica, pois depende da espoliação da natureza, e foi historicamente suportada por políticas autoritárias, pois depende da expropriação de terras das populações mais vulneráveis.

Perante as sucessivas crises que atravessamos, urge valorizar e aprender com quem luta por um mundo ecologicamente responsável e socialmente justo. Um pouco por todo o mundo, várias comunidades têm-se organizado para resistir à lógica destrutiva e predatória do capitalismo desenfreado.
Nesta roda de conversa, vamos falar com ativistas de diferentes movimentos sociais e de resistências socioecológicas nacionais, que lutam, no seu quotidiano, pela preservação da vida nos territórios. Nomeadamente, contaremos com a presença de membros do Movimento ContraMineração Beira Serra e do coletivo local Mondego Vivo
Estas resistências têm construído formas de organização comunitárias que desafiam a lógica económica dominante, contrapondo à narrativa hegemónica uma narrativa de solidariedade, comunidade, e de respeito pela vida. ????????
Junta-te a nós!
________________________________________
Retirado do evento facebook do movimento Mondego Vivo e Coimbra Antifascista.