Englobada na contestação à exploração do Lítio na Serra d’Arga, teve lugar no dia 5 de setembro uma caminhada entre S. João d’Arga e Dem, numa extensão de aproximadamente 8km, na qual se percorreu um trajecto por entre a serra, atravessando riachos, nascentes e um verde persistente – os quais, a verificar-se a exploração mineira a céu aberto, poderão vir a deixar de existir.

Composta maioritariamente por gentes de Dem, esta caminhada contou com a participação de muitos outros vizinhos da Serra que se deslocaram de Âncora, Caminha, Viana do Castelo bem como dos municípios galegos vizinhos e municípios mais afastados, numa demonstração de solidariedade e união entre quem rejeita e se sente ameaçado pela vontade de certas entidades em destruir todo um eco-sistema no qual gente vive, nomeadamente dependente da água que aí brota. Caso avance, a cratera que ficará para as gerações futuras, cravada na Serra d’Arga, será como tudo faz prever uma maldição para o Minho e as suas gentes. Durante o percurso foi atravessado um estradão recente de 6 metros de largo, a que alguns apontam como o potencial acesso desta “invasão” – sendo que a versão oficiosa é de que se trata de um corta-fogos (curiosamente, deflagra no momento de redacção deste texto, um grande incêndio entre Dem e as Argas).

Foram cerca de cinquenta vizinhos e mais teriam vindo, não fosse dia de final do concurso das 7 maravilhas na qual a Romaria de S. João d’Arga era finalista e da qual saiu vencedora, facto que os caminhantes ansiavam e conversaram durante a caminhada.

Durante o trajecto que atravessou vários lugares, foi calorosa a recepção da mensagem pelos populares que viam passar os caminhantes, e que se faziam anunciar com um estandarte com a mensagem, “Mina? Não!”, algumas palavras de ordem e uma fanfarra improvisada. No final da caminhada, que terminou uma hora para além do previsto uma vez que o grupo era constituído por gentes de várias idades e em que ninguém ficou para trás, já no Centro Cultural de Dem, esperavam os caminhantes um outro grupo que não pôde participar no percurso pedestre.

Retemperadas as forças de uma caminhada exigente a qual decorreu debaixo um dia de forte calor, os participantes nesta jornada juntaram-se na sala de eventos do Centro onde se debateram questões relacionadas com a prevista mineração da Serra e áreas circundantes e estratégias para evitá-la e fazer-lhe frente, e foram dadas explicações mais técnicas sobre o objectivo desta extracção massiva de minério e dos seus impactos no meio ambiente – Lítio o qual, dois dias antes foi inscrito numa lista de “matérias-primas críticas” pela Comissão Europeia -, bem como das previsíveis consequências para o futuro.

No final e já perto das 20.30h o grupo dispersou tendo ficado cada um dos participantes mais ciente do problema e de como participar nesta luta, com a missão de esclarecer quem não conhece o problema, com a noção que a divisão dentro do movimento de contestação do projecto de mineração do território não é o caminho certo e de que a luta necessita da união de todos os que vierem querendo bem à Serra d’Arga e ao Minho, tendo também saído algumas ideias concretas de formas e iniciativas de luta, e sobretudo despedindo-se com a vontade de que um novo encontro se realize em breve.

De referir o civismo dos participantes, a sua entreajuda, o ambiente de confraternização mesmo entre quem nunca se conheceu, de comunhão e atenção aos aspectos sanitários decorrentes dos tempos que correm.

A todos os participantes, a todos os que ajudaram, a todos os que não podendo estar presentes, se solidarizaram com a Junta de Freguesia de Dem e os organizadores, um bem hajam! Novas acções se seguirão, sendo que todos – indivíduos, associações, colectivos, executivos de freguesias – serão mais uma vez bem-vindos.

A luta contra os projectos de destruição do território precisa de todos neste momento crítico!

Mina? Não, Obrigado!

 

Vizinhos da Serra d’Arga,
9/09/2020

 

RELATO DE UM HABITANTE DE DEM

(retirado da sua página facebook pessoal)

LÍTIO NÃO ÁGUA SIM

No passado sábado dia 5 foi organizada uma caminhada de protesto contra a extração do lítio na serra d’arga, cuja caminhada já tinha sido marcada a um certo tempo com partida do Adro de S. João pelas 15.00h, rumo a Dem Centro cultural com a participação do radio televisão canal do Porto, onde se juntaram a esta caminhada pessoas e até autarcas de Viana, Ponte de Lima, Âncora, Moledo e outras. Contamos com a presença dos três membros principais da junta da Freguesia de Dem e mais uma dezena de pessoas da Freguesia, uma pessoa d’arga de S. João e mais ninguem no que diz respeito as outras Freguesias envolvidas neste caso, porém recebemos +- 30 pessoas a quem eu passo a chamar (guerreiros) que praticamente não tendo grande coisa a vêr com as Argas, mas sim terem almas de guerreiros vieram perante nós dar – nos uma preciosa ajuda e também podemos contar com alguns espanhois que lutam pela defesa da natureza e quiseram estar connosco. Tudo se passou num ambiente fenomenal com passagem por outras Freguesias e exibição da bandeira (minas não) tendo como previsto terminar no centro cultural. Após chegada fomos refrescados com uma bebida pois fazia muito calor e depois então começou o debate, debate esse feito por pessoas com muita cultura e conhecimento na matéria que neste caso era o Lítio.

Lamento muito o povo da serra d’arga estar muito pouco presente e não ter aderido à causa. Até fiquei com a impressão que este assunto não lhes diz respeito e que por tal vamos ser nós e mais ninguém os mais lesados. O povo da serra d’arga não saberá o que são crateras de 800 metro de longo e 300 metros de fundo? Não saberão o que são poeiras radiativas , não saberão o que são rebentamentos de fogos todos os dias , barulhos de maquinas extremamente pesadas e poluidoras vibrações etc. Será preciso dizer que biliões de m³ de aguas vão ser poluidos nas lavagens do litio com acidos irritantes. Saberão que as nossa aguas vão desaparecer e nunca mais voltarem a ser aguas normais mas sim toxicas , saberão que os rios Âncora, Lima, Minho e outros vão ficar completamente tóxicos e o mar também será muito afetado e assim sairá do mapa o nosso querido peixe de cada dia? Será também bom dizer que o risco é grande de sermos expropriados das nossas terras por uma simples migalha de Pão. Será também previsivél o abandono das nossas casas caso queiramos viver uma vida melhor. Bruxelas e o nosso governo são os responsavéis por isto tudo. Há um bolo enorme a ser repartido por muita gente , mas essa gente não somos nós e sabém que preço tem esse dito bolo enorme? Esse bolo é de 150 biliões de euros ,coisa que em algarismos não sei escrever. Temos 5 Câmaras que nos rodeiam e não podemos contar com nenhuma delas. Disse bem nenhuma delas e aqueles que ainda acreditam estão completamente errados. É só cantiguinha mais nada. Que património de futuro vamos entregar aos nossos filhos , netos e bisnetos! Vamos lhe mentir e dizer pensei que não fosse assim houve falta de informação etc ou então dizer a verdade que nada fizemos para tal!

Atualmente existem duas causas de impedimento para que não tenham ainda começado ; uma é a pandemia atual e a outra são as eleições e é por isso que está tudo caladinho, depois já veremos o que vai acontecer. Eu queria pessoalmente pedir ao Paroco da nossa Freguesia Padre Loureiro que sem dúvida tem muito mais poder de conselho do que eu que fizesse o favor perante a pratica da Missa que a titulo de informação tentasse dizer as pessoas tudo aquilo que possa acontecer para que eles memorizem e divulguém a outras pessoas e desde já o meu grato obrigado em nome de todos nós.

Queria agradecer também a todas as pessoas presentes no sabado passado, algumas até vieram de bem longe defender esta causa e será quanto a mim com essas pessoas que eu pretendo continuar pois sabem o que fazem ao defender esta causa aos quais eu lhes chamo (guerreiros) quer sejam autarcas, presidentes de associações, políticos ou simplesmente pessoas simples que defendem a natureza a todos o meu muito obrigado.

Faço também um apelo aos mais jovens que ajudem com a presença deles a combater para um futuro melhor. O meu desejo seria haver outros encontros com muita mais população que no passado para bem da nossa SERRA d’ARGA e do seu FUTURO.

Sempre convosco, A.G.

 

 

ACTUALIZAÇÃO 10/09:

Como descrito no primeiro texto, um incêndio, de origem voluntária, deflagrou dia 9 em Pedras Frias, Dem, e avançou em direcção do Mosteiro, tendo só parado ao nível do estradão representado na última foto, acima do lugar de Felgueira, Arga de s. João.

Sobreposição da área ardida e a do concurso de prospecção de lítio

Parecendo estar a ser dominado durante noite em que o primeiro resumo foi escrito, reatou com o vento e terminou por cobrir uma zona considerável, cobrindo todo o Alto das Penas e o monte da Pedra Alçada de fuligem.

O incêndio foi dado por terminado dia 10 por volta das 19 horas.