Artigo originalmente publicado em Pécoras.info
a 22 de Julho 2020

 

No vindouro domingo 26 de julho estamos tods convidads à Casa do pobo de Doade, em Pontevedra, onde poderemos informar-nos acerca dos projectos de mineração a céu aberto e da luta da vizinhança tanto em terras galegas como no norte de Portugal. Em continuação juntamos aqui o programa desta convocatória:

Esta jornada está situada na campanha pela luta contra a mineração de lítio a céu aberto. Neste sentido, no passado 18 de Julho teve lugar uma manifestação contra estes projectos de devastação, mais um debate com vizinhs afectads destas zonas e uma projecção no Espaço Maldatesta, na cidade do Porto. Esta não é a única mobilização realizada pela denúncia destes projectos, mas sim a primeira iniciativa de carácter autónomo. Em seguida juntamos o manifesto que nos fizeram chegar organizadors assim como uma imagem da manifestação ocorrida no Porto:

Solidariedade entre todos os montes
Temos as baterias carregadas na luta contra a mineração e a indústria do lítio.
E não pretendemos defender apenas a nossa terra.

Apelamos à solidariedade entre os montes na luta contra a mineração, a devastação ambiental e a desertificação do mundo rural.

Apelamos a que a população das cidades se levante também solidariamente, e contra a refinaria de lítio – extremamente nociva para pessoas, animais e ambiente – que potencialmente estará a ser projectada para a zona de Matosinhos ou Leixões, pela sua proximidade à zona portuária.

Porque tanto pode acontecer no Barroso ou na Argemela, como na Serra d’Arga. Quer seja no distrito de Viana do Castelo, em Braga, Montalegre ou Pontevedra, na Galiza: lutamos pelo ambiente, pelas suas gentes e territórios. Não aceitaremos que as fontes sejam envenenadas. Não deixaremos que poeiras sejam lançadas no ar por explosões que fissuram e engolem habitats construídos por muitas gerações para futuras gerações.

Não cairemos na falácia de que, para salvar o ambiente, devemos destruir as nossas próprias terras, mas sim lutaremos também por uma mudança social e ambiental mais abrangente.

Estamos determinados em defender os nossos montes e comunidades e
solidários com quem defende os seus.

Morte à mina, viva a vida

Artigo publicado em Pécoras.info